5% de desconto no pix


1) Qual a diferença das resinas Geek Heroes, Ghosts, Eco, Flex e Gods?

A linha 3D Ink Geek Heroes é para 3D printers exigentes que querem uma resina 3D que garanta excelentes resultados. Ela possui alto detalhamento, fácil calibração e fácil remoção de suportes. A resina Heroes é uma resina standard com aditivos para proporcionar melhorias na resistência mecânica e um agradável odor mentolado. É indicada tanto para quem está iniciando na impressão 3D quanto para artistas experientes. Sugerimos seu uso para prototipagem em geral, impressão de peças de decoração e action figures.

A linha 3D Ink Geek Ghosts é a linha de cores translúcidas das Resinas Heroes, é indicada para 3D printers exigentes que querem uma resina 3D que garanta excelentes resultados e efeitos translúcidos. A resina Ghosts é uma resina standard com aditivos para proporcionar melhorias na resistência mecânica e um agradável odor mentolado além de cores translúcidas que permitem a sua pigmentação. Ela possui alto detalhamento, fácil calibração e fácil remoção de suportes. É indicada tanto para quem está iniciando na impressão 3D quanto para artistas experientes. Sugerimos seu uso para prototipagem em geral, impressão de peças de decoração e action figures. Excelente para colocação de leds/luz para valorização da translucidez com efeitos especiais. (chamas, poderes, feitiços, etc).

A linha 3D Ink Geek ECO é para 3D printers ECO Friendly que querem uma resina 3D feita a base de plantas que garanta excelentes resultados. Ela possui alto detalhamento e fácil remoção de suportes. Feita com óleo de soja. É indicada para printers experientes na impressão 3D. Sugerimos seu uso para prototipagem em geral, impressão de peças de decoração e action figures. Excelente para pessoas e empresas ECO Friendly.

A linha 3D Ink Geek Gods é para 3D printers exigentes que querem uma resina 3D mais resistente à quedas, semiflexível e que garanta excelentes resultados. Ela possui alto detalhamento, flexibilidade, resistência, fácil calibração e fácil remoção de suportes. É indicada tanto para quem está iniciando na impressão 3D quanto para artistas experientes. Sugerimos seu uso para prototipagem em geral, impressão de peças de decoração e action figures. Excelente para impressão de objetos detalhados e pontiagudos como lanças e espadas.

 


2) Qual a diferença das resinas 3Dental Modelos, Alinhadores, Standard e Flex - Gengiva?

A linha 3Dental Modelos foi desenvolvida para dentistas e protéticos exigentes que querem uma resina 3D que garanta a excelência dos resultados. Suas características apresentam um alto detalhamento, estabilidade dimensional, agradável odor mentolado, fácil calibração e fácil remoção de suportes. É indicada tanto para quem está iniciando na impressão 3D quanto para dentistas e protéticos experientes. Sugerimos seu uso para a impressão de modelos odontológicos de trabalho e estudo.

A linha 3Dental Alinhadores foi desenvolvida para dentistas e protéticos exigentes que querem uma resina 3D que garanta a excelência dos resultados. Suas características apresentam resistência à termoformação, alto detalhamento, precisão, estabilidade dimensional, agradável odor mentolado, fácil calibração e fácil remoção de suportes. É indicada tanto para quem está iniciando na impressão 3D quanto para dentistas e protéticos experientes. Sugerimos seu uso para a impressão de modelos para alinhadores e de modelos odontológicos de trabalho e estudo que serão submetidos ao calor.

A linha 3Dental Standard foi desenvolvida para dentistas e protéticos que querem uma resina 3D econômica e que garanta bons resultados. Suas características apresentam bom nível de detalhamento, estabilidade dimensional, baixo odor, fácil calibração e fácil remoção de suportes. É indicada tanto para quem está iniciando na impressão 3D quanto para dentistas e protéticos experientes. Sugerimos seu uso para a impressão de modelos odontológicos de trabalho e estudo.

A linha 3Dental Flex - Gengiva foi desenvolvida para dentistas e protéticos exigentes que querem uma resina 3D que garanta a excelência dos resultados. Suas características apresentam flexibilidade, alto detalhamento, precisão, estabilidade dimensional, agradável odor mentolado, fácil calibração e fácil remoção de suportes.É indicada tanto para quem está iniciando na impressão 3D quanto para dentistas e protéticos experientes. Sugerimos seu uso para a impressão de gengiva e modelos odontológicos de trabalho e estudo flexíveis.

 


3) As resinas da 3D Ink linha 3D Ink Geek e 3Dental funcionam na minha impressora?

Nossas resinas são compatíveis com impressoras DLP/SLA/mSLA(LCD) cujo comprimento de onda esteja entre 380 e 440nm.

Assim, são compatíveis com as principais impressoras do mercado: Anycubic Photon / Anycubic Photon S / Creality LD002R EZY 3D / Wanhao D7 / Anet N4 / Elegoo Mars / Elegoo Mars 2 Pro/ Longer Orange 30 / entre outras.

Caso não encontre sua impressora na lista acima, nosso time de especialistas está à disposição para lhe auxiliar durante toda a sua experiência. Entre em contato conosco pelo botão do Whatsapp na página principal que poderemos te ajudar a comprar a melhor opção e configurar em sua impressora 3D pelo nosso suporte. Whatsapp (31) 99581-8571.

 


4) Como calibrar a minha resina 3D Ink em minha impressora?

O primeiro passo é você identificar o modelo da sua impressora e qual a linha da resina utilizada (Geek - Heroes, Ghost, Eco ou Flex) ou 3Dental (Modelos, Alinhadores, Standard, Flexível ou Calcinável).

Em posse dessas informações, em nosso site você vai encontrar a calibração para a maioria das impressoras utilizadas no Brasil. Caso sua impressora não esteja na lista, solicite-nos via Whatsapp o arquivo "Calibrador" (clique no símbolo do whatsapp na página inicial para ser redirecionado) e faça uma impressão com tempos de referência de uma impressora com carcaterísticas parecidas.

O calibrador possui duas peças e a peça menor deve encaixar com pressão no furo central da peça maior. Caso as partes não se encaixem no centro e se encaixem nos furos das extremidades você terá a indicação visual se terá que diminuir (-) ou aumentar (+) o tempo de exposição das camadas.

Outros métodos de calibração podem ser adotados e algumas impressoras possuem método próprio de calibração. Caso tenha dificuldades em calibrar nossas resinas em sua impressora 3D, entre em contato pelo nosso suporte pelo WhatsApp (31) 99581-8571.

 


5) Qual a velocidade de impressão das minhas peças 3D?

A velocidade da impressão da sua peça 3D dependerá da impressora 3D e da resina 3D utilizada na impressão. Cada impressora possui uma potência diferente na fonte de luz UV, variando a cada novo modelo e marca.

Disponibilizamos em nosso site, a configuração das impressoras mais conhecidas no mercado atual. Caso tenha dificuldades em calibrar nossas resinas em sua impressora 3D, entre em contato pelo nosso suporte pelo WhatsApp (31) 99581-8571.

 


6) Quais parâmetros devo utilizar?

Os parâmetros de impressão irão variar a depender do modelo da sua impressora e da resina utilizada. Para facilitar esse processo, nós preparamos um material com os parâmetros básicos das impressoras mais encontradas no mercado brasileiro para as nossas linhas de resina. Contudo, caso você não encontre sua impressora nos quadros abaixo, não se preocupe. Chame a gente no Whatsapp ou Instagram que iremos te ajudar a configurar sua impressora: WhatsApp (31) 99581-8571.

GEEK:

 

DENTAL:

 

 


7) Por que devo agitar a resina antes do uso?

Os pigmentos absorvedores de luz e os corantes que garantem a cor das resinas são partículas sólidas, não dissolvidas, e, por isso, elas precisam ser homogeneizadas ao longo do tempo, pois irão para o fundo do frasco quando colocados em repouso. Assim, caso você não agite a resina sua impressão poderá apresentar defeitos pela não homogeneização desses componentes fotoiniciadores e dos pigmentos corantes.

 


8) Devo lavar as peças após impressas? Se sim, como deve ser feita a lavagem?

Sim, após o término da impressão você deverá retirar a peça da plataforma de impressão, com o auxílio de uma espátula (metálica ou plástica), e deverá fazer uma primeira limpeza de imersão em álcool. Após essa primeira limpeza você deverá realizar um segundo banho com agitação da sua peça em um recipiente com álcool limpo, diferente do primeiro utilizado. Outra opção muito recomendada pela 3D Ink é a utilização de Wash and Cure’s próprias para a impressão 3D que são equipamentos próprios para fazerem esse processo. Caso tenha dificuldades em calibrar nossas resinas, entre em contato pelo nosso suporte pelo WhatsApp (31) 99581-8571.

 


9) Como fazer a cura da minha impressão 3D?

Após a lavagem da peça 3D impressa as peças em resina precisam ser curadas (expostas de forma uniforme) à luz UV. Para seguir com esse processo, após a lavagem em álcool, você deverá retirar os suportes da peça e secá-la bem.

Na sequência, recomendamos que a peça seja colocada em uma câmara de cura própria para impressões 3D ou, caso não possua o equipamento, que exponha a peça à luz luz solar, "luz negra", LEDs UV ou câmaras UVs, que são bastante eficazes em terminar a cura do objeto em questão de minutos. O tempo de pós cura varia de acordo com a resina, e está presente no rótulo de cada uma.

Contudo, fique atento, a cura feita pela luz solar poderá resultar em processos de cura não uniforme, problema que poderá ocasionar rachaduras posteriores na peça. Por esse motivo, lembre-se de fazer furos na peça para que a resina possa escorrer bem e lembre-se de rotacionar a peça durante o processo de cura para que os raios UV possam atingir todas as partes da peça de forma mais uniforme. Caso tenha dificuldades em calibrar nossas resinas, entre em contato pelo nosso suporte pelo WhatsApp (31) 99581-8571.

 


10) Qual tempo de cura da peça?

O tempo de cura da peça poderá variar tendo em vista o tamanho da peça, a densidade da peça (peças ocas terão o tempo de cura consideravelmente reduzido), a resina utilizada e, principalmente, a fonte de luz UV utilizada. Expostas diretamente ao sol, a peça terá um processo de cura não uniforme, mas em torno de 60 minutos, é bem provável que sua peça esteja integralmente curada. Em câmeras de cura o processo será uniforme e irá impedir deformações, sendo concluído em torno de 5 minutos. As especificações dos manuais trabalham com o tempo de 1 a 60 minutos para as ‘wash and cure’ mais comuns do mercado.

 


11) Manchas brancas na peça, o que são e como evitar?

As manchas brancas que aparecem na peça após o processo de lavagem/cura são resíduos provenientes do álcool utilizado que ao entrar em contato com a luz UV provocam o esbranquiçamento em pequenos pontos. O surgimento das manchas é muito comum quando utilizamos álcool com um percentual de pureza menor que 95% ou que já esteja com muita resina residual devido as limpezas anteriores.

Para evitar que isso ocorra, recomendamos que utilize álcool com o maior grau de pureza possível e que troque-o regularmente para evitar o acúmulo de resina no mesmo. Outro ponto importante é deixar a peça secar e o álcool evaporar completamente antes de colocar a peça na cabine de cura.

 


12) Meus suportes soltam da peça, qual o problema?

O principal fator para os suportes soltarem é devido aos suportes serem insuficientes para suportar as forças exercidas na peça impressa. Além do peso, a peça sofre também com a aderência no FEP e resistência ao líquido deslocado que quando somados podem fazer com que os suportes se soltem.

Para resolver o problema existem algumas soluções possíveis, dentre as quais as mais eficientes são:

a) Aumentar a área de contato do suporte com as peças, seja através da escolha de um perfil e suporte mais grosso (trocar de fino para médio ou de médio para forte no seu fatiador) ou alterar as configurações do suporte por si (nas configurações de topo, aumentar o diâmetro superior e a profundidade de contato). Quando aumentamos o diâmetro de contato elevamos ao quadrado sua área de contato, portando, uma simples adição de 20% no diâmetro superior provoca um aumento de 44% na área de contato, aumentando assim em muito a resistência dos suportes.

b) Garantir que na colocação dos suportes não fiquem ilhas não suportadas que sobrecarregarão os suportes colocados. e c) garantir que a resina está corretamente calibrada para a sua impressora. Um tempo de exposição muito longo poderá deformar a peça de forma irregular fazendo com que ela solte dos suportes colocados.

 


13) Minhas impressões não estão grudando na plataforma de impressão. O que fazer?

Em geral esse problema pode ser facilmente resolvido com as seguintes dicas: a) aumente o tempo de exposição das primeiras camadas da sua peça e b) calibre sua impressora de forma que a mesa/base da impressora fique bem encostada no fundo do tanque, faça o teste de prender uma folha entre o FEP e a base e puxar. A folha deverá sair mas deverá apresentar um leve atrito. Lembre-se: O tempo de exposição das primeiras camadas (fixação) deve ser, em média, de 6 a 10 vezes maior do que o tempo de exposição das camadas normais.

 


14) Resinas laváveis em água, como funcionam?

As resinas laváveis funcionam exatamente como as laváveis em álcool. Contudo, existe um sentimento de que essas resinas seriam mais ecológicas, podendo o resíduo da lavagem ser descartado diretamente na rede de esgoto comum. Infelizmente, para as resinas que temos hoje no mercado brasileiro, isso não é verdade.

As resinas laváveis em água existentes hoje no mercado brasileiro possuem componentes tóxicos, ou seja, não são de fato biodegradáveis e, por isso, a água utilizada na lavagem não pode ser descartada em esgoto comum. Outro ponto importante é que a peça acaba absorvendo umidade do ar o que pode comprometer a estabilidade dimensional, inclusive gerando trincas. Com o avanço da tecnologia, o futuro parece ser mesmo das resinas laváveis em água devido à praticidade e economia, mas hoje elas ainda necessitam de muitas melhorias e do correto descarte da água.

 


15) Posso pigmentar a resina? Quanto pigmento devo colocar?

Nós temos duas cores de resina próprias para que você possa pigmentar como quiser e fazer cores de resina à sua escolha! Com a resina Geek Vitro, que é uma resina translúcida vítrica, você poderá pigmentar e obter resinas translúcidas da cor que você escolher. Cuidado, não utilize pigmento branco e caso não deseje uma cor opaca. Esse pigmento irá impedir a passagem da luz e a resina perderá sua característica de translucidez. Já com nossas resinas ‘Ghosts Natural Color’ e ‘Gods Natural Color’ você poderá pigmentar e obter cores mais opacas. Você poderá encontrar as resinas nos seguintes links:

https://www.3dink.com.br/resinas-geek/ghosts-translucidas/resina-3d-ink-geek-linha-ghosts-cor-natural-color-tamanho-1kg

https://www.3dink.com.br/resinas-geek/gods-super-strong/resina-3d-gods-super-strong-natural-1kg

https://www.3dink.com.br/resinas-geek/ghosts-translucidas/resina-3d-ink-geek-linha-ghosts-cor-vitro-tamanho-1kg

Sobre a quantidade de pigmento a ser colocado, esse valor irá variar de fabricante para fabricante, a depender da diluição do pigmento no produto utilizado. Caso tenha dificuldades no processo de pigmentação da sua resina 3D, entre em contato pelo nosso suporte pelo WhatsApp (31) 99581-8571.

 


16) Quando devo trocar o FEP da impressora?

A troca do FEP deverá ser feita sempre que este apresentar rasgos, furos ou afinamentos. Além dessas condições, também é importante observar a translucidez do filme. Caso o FEP esteja muito opaco, ele irá impedir a passagem de luz da impressora, impossibilitando a impressão da peça. Nesses casos, a troca do FEP corrigirá imediatamente o problema da não impressão. Caso tenha dificuldades no processo de troca do seu filme FEP, entre em contato pelo nosso suporte pelo WhatsApp (31) 99581-8571.

 


17) Por que minha peça trincou?

Em geral, são três as causas mais comuns de trincas em peças impressas.

A primeira é resultante de processos de cura não uniforme. Isso porque, na cura irregular, uma parte da peça poderá expandir um pouco mais do que outra parte causando um ponto de pressão interno que resultará em uma trinca. Assim, para evitar esse problema é importante priorizar processos de cura nos quais as peças sejam expostas a luzes UV controladas e com intensidade padrão.

A segunda causa mais comum seria a presença de umidade/água no interior da peça. A partícula de água compromete a estabilidade dimensional do modelo levando-o à ruptura. Para evitar esse problema, recomendamos que o último enxágue da peça seja feito em álcool absoluto.A terceira causa mais comum para esse problema seria a utilização de resinas de baixa qualidade, que não utilizam matérias primas que garantem a estabilidade dimensional do modelo impresso.

 


18) Posso deixar resina no tanque após a impressão de uma peça?

Apesar de comum, não recomendamos essa prática. Isso porque ao fazer isso existe a chance que alguma resina polimerizada tenha ficado no fundo do tanque e atrapalhe sua próxima impressão. Além disso, mesmo que tenha corrido tudo bem e não tenha ficado partículas polimerizadas no fundo do seu tanque, com o tempo, o pigmento da resina irá decantar deixando-a não uniforme, o que prejudicará a impressão.

Além disso, a resina exposta ao ambiente, ainda que dentro da cuba, poderá sofrer oxidação, envelhecimento precoce, endurecimento ou até mesmo vazar por algum orifício do tanque e danificar a impressora. Por isso, recomendamos que após cada impressão você retorne a resina para um frasco separado e complete com a resina a ser adicionada para a próxima impressão, sempre fazendo a homogeneização.

Mantenha a resina no tanque somente quando for por pequenos intervalos de tempos entre as impressões. Por fim, sobre esse ponto, caso você opte por deixar a resina no tanque, lembre-se de agitá-la cuidadosamente com uma espátula de plástico para não estragar o filme FEP. Jamais utilize a espátula metálica para isso!

 


19) Minhas impressões falham quando a temperatura está baixa. O que devo fazer quando estiver frio?

As resinas 3D em geral, são produzidas para trabalhar na temperatura ideal entre 25 e 38 graus celsius. Assim, para evitar problemas de impressão em temperaturas baixas, antes de imprimir, sugerimos que você aqueça em banho maria ou aquecedor de ar a sua resina.

 


20) Qual a validade da resina?

A validade das nossas resinas é de 12 meses quando fechadas e 3 meses após abertas, dentro dos padrões corretos de armazenamento presentes em nossos rótulos, longe de umidade, luzes UV e fontes de calor.

 


21) Posso utilizar a resina para aquários, peças para embalagens alimentícias, brinquedos de bebê ou animais de estimação?

Nossas resinas não são próprias para segurança alimentar, portanto, NÃO devem ser utilizadas para esses fins. Pedimos fortemente que não utilizem nossas resinas em contato com alimentos ou onde eles podem ser ingeridos. Antes de usar, leia com atenção o rótulo. Nossas resinas não foram testadas para esses fins.

 


22) Quais cuidados devo ter ao utilizar resinas para impressoras 3D?

Conforme indicado nos rótulos das nossas resinas, elas sempre devem ser manipuladas com o uso de EPIs. Você deverá utilizar luvas, máscara e óculos de proteção para sua manipulação segura. Uma vez que a peça esteja completamente curada, você poderá manipulá-la normalmente sem o uso de EPIs. Para maiores informações de segurança, consulte as instruções de uso que podem ser encontradas em nosso site e no rótulo de cada resina 3D Ink. Em caso de dúvidas, entre em contato pelo nosso suporte pelo WhatsApp (31) 99581-8571.

 


23) Qual resina devo utilizar para procedimentos cirúrgicos e qual a segurança das resinas biocompatíveis?

Sempre que houver contato da resina com mucosa de seres humanos e animais você deverá optar por uma resina biocompatível. As resinas biocompatíveis devem ser aprovadas pela ANVISA e, por isso, possuem testes de toxicidade, dentre eles, Sensibilização Cutânea, Irritação da Mucosa Oral, Citotoxicidade, Reatividade Intracutânea em sua forma sólida, garantindo seu uso seguro em boca. Antes de usar, leia com atenção o rótulo para seu uso seguro.

 


24) Como garantir que minha peça impressa na resina 3D Ink Geek Vitro fique com um efeito muito transparente/translúcido?

Para garantir o efeito vítreo da translucidez lixe bem sua peça com uma lixa fina após a cura e dê um banho de resina na peça após o processo de lixamento e limpeza. Outro fator que irá contribuir é a diminuição do tempo de cura da peça, que deverá ser em média de 3 minutos na câmara de cura.

 


Caso não encontre sua dúvida respondida nos tópicos acima, nossos especialistas estão à sua disposição para esclarecer todas as dúvidas e acompanhá-los pelos eventuais desafios da impressão 3D.

Entre em contato conosco pelo:

Instagram: @resina3dink

Whatsapp: (31) 99581-8571